• Como se tornar um revendedor de sucesso?

    Trabalhar com revenda gráfica é uma opção altamente rentável, que realiza o sonho de muitas pessoas de terem o próprio negócio, sendo uma renda extra ou até mesmo a renda principal. É um ramo muito promissor, que não requer experiência ou formação na área. Mas, apesar de parecer árduo, existe um caminho mais fácil de se ter sucesso, e é sobre isso que falaremos agora: como se tornar um revendedor gráfico de sucesso e obter mais lucros?

    A princípio, o que é uma revenda gráfica?

    É uma indústria onde você pode terceirizar impressão e acabamentos de produtos gráficos. Uma gráfica normal pode até fazer isso, mas as de revenda fazem de outra forma, porque elas são direcionadas exclusivamente para clientes como agências de publicidade, profissionais gráficos autônomos, designers gráficos, entre outros. Em suma, as revendas gráficas não criam a arte usada nos produtos, elas prestam serviços para quem cria.

    Quando você é cliente de uma revenda gráfica, é denominado revendedor, pois está revendendo o produto pronto para o cliente final. Uma gráfica de revenda se preocupa muito mais com o atendimento ao cliente e estratégias de vendas, do que com o processo de produção. Outro ponto principal desse tipo de revenda é a variedade de clientes, pois ela oferece serviços de todos os tipos para todos os públicos.

    Quais os passos para ter sucesso como revendedor gráfico?

    O sucesso de uma gráfica depende de vários fatores, incluindo como ela se posiciona no mercado e quais serviços ela oferece. Os grandes casos de sucesso descobriram o caminho de como vender serviços gráficos há tempos, e hoje colhem os frutos desse empenho. Se você deseja ter sucesso como revendedor gráfico nessa área, confira abaixo as nossas dicas.

    • Ter pleno conhecimento de quem é o seu público

    Como vender os produtos certos se você não sabe quem é o seu público-alvo? Parece óbvio demais, mas muitos esquecem de se ligar nesse detalhe. Conhecer o público-alvo é um dos fatores mais importantes para aumentar as vendas.

    Entender o comportamento desse público é a chave para definir suas metas. Quais os hábitos deles, onde vivem, condição financeira, quais meios de comunicação eles interagem mais ou são melhor alcançados, o que eles querem, etc, são perguntas que te ajudarão a montar estratégias de promoções, ver todos os produtos gráficos que podem ser interessantes para eles e definir qual o melhor marketing para alcançar esse público. Invista seu tempo e dinheiro no que agrada a eles.

    Todos os negócios possuem picos de demanda durante o ano, conhecer os picos altos e baixos do seu negócio e estar atento a datas comemorativas é muito importante. Também esteja antenado nas tendências, e atualizado sobre os gostos do público é imprescindível para vender mais.

    • Analise bem sua localização

    Quem não é visto, não é lembrado. Pode soar clichê, mas é a mais pura verdade. Uma localização boa te rende mais visibilidade, logo, mais vendas feitas. Analise bem os pontos fracos e os pontos fortes do seu empreendimento, baseando-se na localização geográfica, para também ver quais serviços prestar. Para ser um revendedor gráfico de sucesso, a localização também deve fazer parte da sua estratégia.

    Se sua revenda for situada próxima a uma universidade, terá um número maior de trabalhos recorrentes e “comuns”. Mas, se for localizada no centro da cidade, tem que se preparar para atender uma grande série de serviços, pois o fluxo de pessoas que passa por ali é muito maior e mais diversificado. Perto de casas lotéricas também é um ótimo ponto, e fica mais fácil de investir em propagandas e promoções.

    É importante manter um estoque dos materiais que são mais pedidos para não perder trabalho. Outra dica: universidades e escolas possuem épocas de férias, logo, são épocas de menos vendas. Esse tipo de informação pode te ajudar a criar suas estratégias.

    • Invista em bons equipamentos

    Se você possui uma ideia do volume de impressão mensal e dos tipos de trabalhos que vai realizar, deve saber que equipamentos usados podem te deixar na mão. A compra dos equipamentos de impressão não está ligada à venda dos serviços gráficos, mas faz toda a diferença na estratégia de vendas gráficas e nos seus lucros. Se você imprimir um grande volume de fotos em alta qualidade, então deve ter um equipamento adequado. Mas, se sua demanda for menor e de baixa qualidade, comprar um equipamento muito avançado será um gasto à toa, e o retorno sobre o investimento será maior.

    • Um atendimento de primeira

    Mais uma dica da série: “Temos que Repetir o Óbvio”. Se você vai trabalhar com público, seja em qualquer área, o MÍNIMO que você deve fazer é ser uma pessoa simpática, a menos que seu intuito seja perder clientes. Um cliente mal atendido, além de não voltar mais na sua empresa, espalha o feedback negativo para outras pessoas, então se ele vai embora, leva pelo menos mais 5 possíveis clientes junto com ele. 

    A fidelização do cliente é fundamental para conseguir trabalhos recorrentes, então desde o momento em que ele pisa no local até ele sair de lá, o cliente deve se sentir confortável em fazer negócio com você. Um atendimento caprichado implica em várias coisas, como:

    – vestir-se bem no seu ambiente de trabalho
    – sorrir e ter educação
    – não usar gírias
    – ser transparente sobre seus serviços e valores
    – oferecer sempre o melhor para o cliente
    – deixá-lo à vontade

    • Mostre o seu diferencial

    Por ter uma alta demanda, a concorrência é alta nessa área. É difícil se destacar como revendedor gráfico, quando tantas empresas estão oferecendo praticamente os mesmos serviços. Fazer com que as pessoas escolham os seus serviços ao invés dos concorrentes, pode ser um pouco difícil, ainda mais quando você não tem nada de mais a oferecer. Então, seja diferente, pois ninguém quer mais do mesmo.

    Ofereça, por exemplo, preços diferenciados, promoções para clientes antigos, serviços de acabamento, prazos de entrega melhores, condições diferenciadas de pagamento, horários flexíveis e serviços exclusivos. Com certeza, os clientes esquecerão os concorrentes e irão direto até você.

    • Não deixe de cumprir os prazos, comprometa-se

    Se você não gosta de esperar, por um serviço que foi pago, por quê qualquer outra pessoa gostaria? Ninguém gosta! Então, cumpra rigorosamente os prazos prometidos. Alguns revendedores gráficos acabam aceitando qualquer serviço que aparece, mesmo sabendo que não conseguirá entregar na data prevista.

    Não aja dessa forma. Entregue o trabalho na data que o cliente está esperando, assim ele vai voltar e recomendar seus serviços, e vai confiar muito mais na sua competência e responsabilidade.

    • Vendas online

    Antigamente tudo ficava mais limitado, neste setor, às regiões em que as gráficas estavam localizadas, mas com o comércio online este cenário mudou. Hoje em dia, as gráficas podem vender seus produtos onde, como e quando quiserem, aumentando o faturamento e captando mais clientes. Você sabia que os revendedores que trabalham com a Padrão Color podem personalizar os pedidos e acompanhar os envios, sem preocupação? Além das vendas online, também enviamos direto para o seu cliente.

    Acesse agora a nossa loja virtual e cadastre-se como revendedor!

    • Aproveite o marketing digital

    Antigamente, toda empresa tinha que investir muito em outdoors e torcer para que os clientes vissem. Hoje em dia, você pode anunciar até mesmo de graça, se souber fazer direito. Com o advento da internet e das redes sociais, ficou muito mais fácil divulgar seus serviços e manter uma relação mais próxima com os clientes. É um investimento de tempo e esforço que traz retorno rapidamente.

     

    Agora que você já conhece todas as dicas para ser um revendedor gráfico de sucesso, ficou interessado nesta área? Então, faça o seu cadastro e seja um parceiro da Padrão Color! Não perca tempo, torne-se um revendedor hoje mesmo!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Só você ainda não está usando? Ainda dá tempo! Conheça todas as vantagens da Loja Online Padrão Color ainda hoje.Corre, Clique Aqui
    +