Vantagens e desafios de ser designer gráfico freelancer

Muitos profissionais em começo de carreira acabam iniciando com serviços autônomos. Há também aqueles com mais experiência e que desejam apenas complementar a renda. Nos dois casos tem os benefícios e as dificuldades. Conheça as vantagens e desafios de ser designer gráfico freelancer.

Veja mais sobre o trabalho freelancer e avalie se vale a pena investir nessa modalidade de serviços de acordo com o seu perfil.  

As vantagens de ser designer gráfico freelancer

Já pensou poder fazer suas criações em sua própria casa e depois separar toda a tarde para ir ao shopping? Conheças as vantagens de ser freelancer.

 

Fazer seu próprio horário


Trabalhar de 9 às 18h pode trazer uma sensação de pouca liberdade. Quantas vezes não foi preciso ir ao banco rapidamente na hora do almoço? Porém, com o trabalho como designer gráfico freelancer você organiza o tempo para cada serviço.

Isso significa poder passar a quarta-feira inteira vendo seriados ou não perder a apresentação do ballet da sua filha. Esse trabalho deixa em suas mãos o controle da sua agenda.

 

Poder trabalhar em casa

O trânsito é uma das maiores fontes de estresse para os profissionais. Por isso, uma das grandes vantagens de ser designer gráfico freelancer é poder trabalhar em casa.

Há mais privacidade, conforto e tranquilidade. Além disso, não é preciso seguir um dress code e você pode até mesmo trabalhar de pijamas.

 

Os desafios de ser designer gráfico freelancer

Ainda que esse modelo de trabalho seja ótimo para algumas pessoas, ele também traz algumas desvantagens. Veja as principais reclamações dos freelancers.

Falta estabilidade

A vida de freelancer não tem uma rotina definida. Por isso, em alguns meses você pode ter trabalhos todos os dias (até fins de semana) e em outros ficar completamente livre. O que também causa uma grande instabilidade financeira.

Por isso, organizar seu tempo e finanças é fundamental para não atrasar as entregas ou ter dívidas. Além disso, pode aparecer um serviço ou ajuste de última hora e por isso é importante ter espaços na agenda para isso.

 

Problemas com inadimplência

Por fim, ao trabalhar como designer gráfico freelancer, todo o atendimento ao cliente e recebimento de contas fica em sua responsabilidade. Caso haja atrasos no pagamento, você é a pessoa que deverá ligar ou mandar um e-mail para o cliente. No pior dos casos, o contratante pode não pagar pelo serviço prestado.

Para evitar isso, busque sempre ter um contrato. Inclusive, a troca de e-mails solicitando o serviço pode ser utilizada como provas judiciais em casos mais extremos.

Agora que você já sabe as vantagens e desafios de ser designer gráfico freelancer, é possível decidir se esse estilo de trabalho é o melhor para a sua carreira. Uma ótima forma de começar a oferecer serviços mais completos é investindo na revenda gráfica.

Quer saber como ser parceiro de uma gráfica de revenda? É muito simples, cadastre-se como revendedor e conte com a Padrão Color para aumentar seus lucros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça o SystemColor App, o aplicativo para Revendedores Padrão Color.Veja agora as vantagens!
+